Importância do acompanhamento nutricional na Cirurgia Bariátrica.

A Nutrição tem papel fundamental em todas as fases da Cirurgia Bariátrica e cada fase tem uma peculiaridade que o profissional nessa área demonstrará em cada consulta que ele julgar necessária. O nutricionista não tem o papel apenas de entregar uma dieta para o paciente, mas sim de prepará-lo para todas as situações que elepassará durante o pré e pós operatório da cirurgia bariátrica. A nutrição na cirurgia bariátrica possui muitos pontos chaves, que somente o profissional especializado na área, poderá orientar adequadamente ao paciente.

Pré-operatório

A avaliação nutricional nessa fase tem como objetivo promover perda ponderal e orientar o paciente quanto às implicações nutricionais existentes no pós-operatório e a necessidade de adesão ao acompanhamento nesta última fase para o sucesso da cirurgia.

Pós-operatório

O acompanhamento nutricional no pós-operatório consiste em evoluir a consistência e o volume da dieta gradativamente (iniciando com uma dieta de consistência líquida até atingir uma dieta de consistência normal), orientar o paciente sobre alimentos permitidos e proibidos nesta fase, realizar suplementação de vitaminas e minerais, bem como prevenir a perda de massa magra e o reganho de peso a longo prazo.

Desta forma, o nutricionista é responsável pela avaliação quantitativa e qualitativa da alimentação de cada paciente submetido à cirurgia bariátrica, auxiliando-o assim, na adequação do plano alimentar e no sucesso do procedimento cirúrgico.

< Voltar para o menu inicial