A importância da Psicologia na Cirurgia Bariatrica

Quem se submete a cirurgia bariátrica passa por uma série de mudanças as quais é preciso estar preparado psicologicamente. É possível que esta pessoa, até chegar a redução de estomago, tenha se submetido a muitas formas para reduzir seu peso. O emagrecimento, para algumas pessoas, pode ser algo muito estressante principalmente depois de várias tentativas de dietas das mais diversas, desde as recomendadas por médicos e nutricionista até as recomendadas por leigos no assunto. O momento da tomada de decisão para a cirurgia bariátrica está repleto de expectativas, muitas com fundamento mas outras nao.

A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica visa avaliar o quanto esta pessoa está preparada tanto para este procedimento assim como para todo o processo necessário pós cirurgia, pois a obesidade é uma doença que interfere na qualidade de vida quanto aos aspectos físicos, psíquico e social.

Questões emocionais tanto podem estar envolvidas na causa como nas consequências da obesidade. A compulsão pela comida pode estar associada a vivencias com grande carga emocional que pode afetar tanto o obeso como afeta as pessoas que convivem com este que sofre com a dificuldade em emagrecer. O fato de não comer tudo o que gostaria, ou na quantidade que gostaria acaba por interferir nos relacionamentos principalmente quando a atividade social inclui almoços ou jantares.

A dificuldade em sentar em qualquer poltrona, cruzar as pernas, e situações onde aparecem limitações também afetam emocionalmente. O sentimento de ser obrigado a emagrecer se faz presente diante de tamanho sofrimento e acaba por sobrepor-se à necessidade de melhorar a saúde. E por isso se faz tão necessário que haja uma avaliação psicológica antes da cirurgia bariátrica.

Quando o médico encaminha o paciente que pretende realizar a cirurgia bariátrica para a avaliação psicológica é possível algumas reações deste paciente, como o temor de não ser “aprovado” para a cirurgia, julgar que psicólogo é para pessoas com transtornos mentais apenas, ou que o psicólogo serve apenas para dar a liberação para a cirurgia. Mas estas reações podem ser superadas se compreendermos a utilidade da avaliação.

O que realmente acontece na Avaliação psicológica para cirurgia bariátrica: O psicólogo preparará esta pessoa para uma etapa importante em sua vida. A expectativa de uma vida como a de qualquer pessoa e um corpo magro no dia seguinte da cirurgia bariátrica é irreal. Haverá mudanças na rotina que um psicólogo com experiência em transtornos alimentares saberá orientar e preparar esta pessoa. Por isso tão importante quanto a avaliação psicológica para a cirurgia bariátrica é o acompanhamento pós cirurgia.

< Voltar para o menu inicial