Refluxo Gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ocorre quando o conteúdo do estômago ou duodeno reflui ou regurgita para o esôfago. O teor de acidez do conteúdo refluído provoca inflamação e danos no revestimento interno do esôfago.

Quais as causas da DRGE?

A causa do RGE que se desenvolve em algumas pessoas é desconhecida. A hérnia de hiato pode causar DRGE, pois permite que parte do estômago e o esfincter do esôfago subam para o tórax ajudando a subir o conteúdo do estômago para o esôfago. Os distúrbios da deglutição e o lento esvaziamento do estômago também podem aumentar a chance de desenvolver DRGE. Outros fatores de risco para o desenvolvimento da DRGE incluem a gravidez, obesidade e tabagismo. Os sintomas podem ser desencadeados por alimentos condimentados, cafeína ou álcool.

Quais são os sintomas da DRGE?

O principal sintoma da DRGE é azia, que ocorre quando o ácido do estômago reflui para o esôfago. Azia é sentida como uma dor ardente no meio do peito. Ele pode ser sentida desde o abdômen até a garganta e pode até mesmo se estender para as costas. Azia de refluxo ácido ocorre mais freqüentemente após comer ou deitado, quando o refluxo é mais provável de ocorrer. Regurgitação, náuseas e dificuldade para engolir são sintomas comuns de DRGE, enquanto que casos graves, pode causar úlceras, asma e estreitamento do esôfago.

Como é DRGE diagnosticada?

DRGE é geralmente diagnosticada por um teste terapêutico. Sendo a azia (queimação) é o sintoma de identificação, o médico pode prescrever medicamentos para suprimir a produção de ácido no estômago. Se azia é aliviada ou muito reduzida, o diagnóstico da DRGE é confirmada. O problema com esse método é que os sintomas podem ser de fato resultado de outras condições, tais como uma úlcera. Outros exames diagnósticos podem ser feito, e podem incluir:

  • Endoscopia – um tubo fino com uma câmera é engolido e alimentados para o esôfago, que podem ser examinados visualmente quanto à inflamação, lesões ou rupturas na mucosa que conduzem a um diagnóstico de DRGE. 
  •  
  • pHmetria – Este teste consiste na introdução de um cateter através do nariz com sensores acoplados, os quais detectam presença de conteúdo ácido em diversos pontos do esôfago, assim como o número de episódios de refluxo e duração dos mesmo, podendo confirmar um refluxo ácido patológico. 
  •  
  • Manometria esofágica – Este teste determina o quão bem os músculos do esôfago estão trabalhando através da inserção de um cateter através do nariz e para o esôfago com um sensor para medir a pressão dos músculos quando se contraem. 
  •  
  • Impedanciometria esofágica – A impedanciometriaintraluminar esofágica é um novo método que possibilita o acompanhamento do movimento anterógrado (transporte das substâncias ingeridas) e do movimento retrógrado (refluxo gastroesofágico) do conteúdo intraluminar esofágico. Contudo, a disponibilidade do método, na prática clínica assistencial, ainda é limitada. Associando-se a impedanciometria com a pH-metria (impedâncio-pH-metria esofágica), pode-se avaliar o movimento retrógrado do material refluído, caracterizar sua natureza física (líquido, gasoso ou misto) e química (ácido, não ácido e levemente ácido). Com isso, é possível verificar se ocorre refluxo, se ele é líquido, gasoso ou misto e se é ácido ou não ácido.
  • Seriografia (Estudo Contrastado Esôfago-Estômago-Duodeno) Este teste envolve uma série de raios-X após o paciente beber uma mistura de bário e água. Esta solução passa pelo trato e faz com que estes órgãos sejam mais facilmente vistos, assim como possíveis anormalidades.
  •  

Como é tratada a DRGE?

Embora a DRGE seja uma condição crônica que não pode ser curada, há uma abundância de opções de tratamento para reduzir a gravidade e a freqüência dos sintomas. A mudança nos hábitos de vida é um dos mais simples métodos de tratamento. Algumas destas mudanças incluem:

  • – Mantenha a parte superior do corpo ligeiramente elevada durante o sono para utilizar os efeitos da gravidade e manter o refluxo para baixo. 
  •  
  • – Coma pequenas refeições e evite alimentos conhecidos que promovem o refluxo, como pimenta, chocolate e álcool. 
  •  
  • – Evite deitar-se por 3 horas após uma refeição. 
  •  
  • – Pare de fumar! 
  •  

Os medicamentos também são úteis na redução da produção de ácido ou para ajudar o esvaziamento gástrico. A cirurgia pode ser recomendada para pacientes com insucesso no tratamento clínico da DRGE e envolve um procedimento chamado fundoplicatura, comumente conhecida como cirurgia de refluxo. 

Este procedimento pode ser realizado por via laparoscópica e possui uma boa taxa de sucesso no reparo de complicações de uma hérnia de hiato.