O exame de bioimpedância é muito comum para pessoas que realizar a cirurgia bariátrica e vão realizar atividades físicas Ele disponibiliza informações precisas sobre a composição corporal, como quantidade de massa corporal e o percentual de gordura acumulada no corpo. Não é um exame para detectar doenças, mas a serve para fornecer dados precisos para a montagem do IMC (Índice de Massa Corpórea) do indivíduo.
Para o acompanhamento mais preciso dos níveis de massa de gordura e massa muscular antes e depois da cirurgia bariátrica é indicado este exame. Deste modo o profissional de nutrição pode criar uma dieta mais equilibrada, de acordo com os objetivos de cada um.
O exame é bem simples, rápido e indolor. Esse aparelho transmite uma pequena corrente que percorre o organismo detectando informações realistas sobre a porcentagem de gordura, massa magra, água corporal, entre outras informações.
Algumas informações são importantes antes deste exame:
• Evite comer, consumir cafeína ou se exercitar até 4 horas antes;
• Se hidratar somente até 2 horas antes do exame ser realizado;
• Não consumir bebidas alcoólicas no dia anterior;
• Não usar nenhum tipo de cosmético nas mãos e pés para melhor leitura do equipamento;
• Use roupas pequenas e de tecido leve para não interferir no exame, geralmente é solicitado que use trajes de banho ou roupa íntima;
• NÃO DEVE ser realizado por gestantes ou portadores de marca-passo.
Essa preparação é fundamental para garantir que os dados sejam condizentes com a realidade.
O exame de bioimpedância pode ser realizado por profissionais de educação física, por médicos e nutricionistas.